sábado, 29 de dezembro de 2012

Anotações Particulares 6

Evangelho segundo Mateus - Capítulo 6 - Sermão no monte (continuação)
 
Jesus agora continua seu discurso com alguns conselhos de como deve ser a nossa "religião", ou seja, compara o comportamento do religioso com o comportamento que agrada a Deus. Ele fala sobre não dar esmolas em público ou orar em público, mas faze-lo em secreto. Isso tudo ensina que não devemos buscar uma reputação de religiosos, mas buscar a Deus em sinceridade e humildade de coração. Os religiosos viam Jesus como um comilão e beberrão, mas nunca passou pelo mundo um homem tão próximo de Deus.
 
Em seguida ele passa a ensinar a orar, dizendo para não usarmos vãs repetições. Isso de cara me remete aos mantras orientais, e também aquele tipo de tradição que manda o fiel rezar 10 ave-marias, 20 pai-nossos e etc.. Esse tipo de oração é vã, pois no fim a pessoa não está nem consciente do que está falando, mas fica repetindo até aquilo ficar automático. Cristo diz que Deus já sabe o que precisamos antes da gente pedir, imagina um filho que fica pedindo algo ao pai, repetindo e repetindo, achando que assim o pai vai atender, não é algo muito irritante? Não devemos agir assim com Deus então.
 
Jesus agora, nos ensinando a orar, nos dá o exemplo orando o que chamamos de pai-nosso. Nota-se que é uma oração breve, glorificando o nome de Deus, e pedindo apenas o necessário, nada de dinheiro, riquezas, emprego, abundância material etc.. Temos aqui um bom exemplo de como orar a Deus e o que esperar de Deus: que seja feita a vontade de Deus, que Ele nos dê o pão de cada dia, que Ele nos perdoe e que nos livre do mal.
 
Continuando os conselhos, Jesus diz que devemos perdoar aos homens e também que não devemos aparentar estar jejuando, para receber reconhecimento dos homens. Então ele fala sobre ajuntar tesouros no céu, pois é lá que deve estar o nosso coração, e não nos tesouros da terra. Isso porque não podemos buscar as duas coisas, temos que escolher ou Deus ou as riquezas desse mundo.
 

Deus cuida da alimentação e das vestes dos animais a plantas da natureza, quando mais a nós que somos filhos de Deus. Busquemos então primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, pois Deus está cuidando do que temos necessidade.
 
A este Deus maravilhoso, e a seu Filho Jesus, sejam dadas toda honra, glória e louvor, amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário