sábado, 1 de dezembro de 2012

Anotações particulares 3

Evangelho segundo Mateus, capítulo 3 - João Batista e o batismo de Jesus

Algumas profecias do Antigo Testamento falam que Deus um dia iria estabelecer um reino eterno, que não seria destruido, que venceria todos inimigos, um reino dos céus e consequentemente, um Rei. Agora vemos João Batista anunciando para os judeus que este reino é chegado, e que as pessoas deveriam se arrepender de seus pecados. Ele estava reconhecendo a vinda desse Rei prometido, o Rei que seria rei para sempre.

É um detalhe curioso a descrição das roupas e costumes de João Batista. Mas todo judeu sabe bem o que isso significa, pois esses eram as roupas e costumes de Elias, um profeta judeu muito importante. João Batista foi então o cumprimento da profecia de Malaquias 4:5, onde diz que Elias seria enviado por Deus para converter as pessoas dos seus maus caminhos. E isso aqui nada tem a ver com reencarnação, como alguns dizem. A profecia de Malaquias apenas queria dizer que viria alguém do calibre de Elias.

O batismo ministrado por João batista tinha um significado simbólico de iniciar uma vida nova, passando pela água que é simbolo de purificação e do Espirito Santo. Também a confissão dos pecados, o que é muito importante pois a pessoa que se reconhece pecadora sabe que precisa de um Salvador.

O contrario disso eram os religiosos da época, os fariseus e saduceus, que se achavam puros e santos, como se não pecassem. A esses João Batista chama de raça de víboras, e começa um sermão muito interessante. Ele usa a palavra "fogo" três vezes, e quem não percebe isso pode acabar gerando uma confusão.

Primeiro ele diz que a árvore que não produz bom fruto será cortada e lançada no fogo, ou seja, sofrerá condenação. Depois ele diz que virá alguém mais poderoso que ele, que batizaria as pessoas com o Espirito santo, e com fogo. E por último ele diz que este recolherá o trigo no celeiro, e a palha ele queimará com fogo.

Acho que ficou bem claro o que ele quer dizer com esse fogo que ele cita três vezes. Obviamente ele está falando de condenação, o que Jesus mais pra frente chama de lago de fogo. Muitos acham que o batismo no fogo é o mesmo que batismo no Espirito Santo, mas no contexto fica bem claro que uma coisa é o batismo no Espírito Santo, simbolizado pela água por João Batista, e outra coisa é o batismo no fogo que é a condenação dos que não crêem.

Por fim, o próprio Jesus quer ser batisado por João, e este se opõe com certa razão, o batismo de João era para arrependimento e Cristo não tinha pecado e não tinha do que se arrepender. Mas Jesus explica que é necessário cumprir toda justiça.

Cristo é Deus que se fez homem, e cumpre toda justiça que nós homens deveriamos cumprir mas não conseguimos, se fazendo assim cordeiro perfeito e imaculado e voluntariamente sofrendo a condenação que merecíamos. A este Cristo, e ao seu Pai, sejam dadas toda glória, honra, louvor e adoração eternamente, amém.

Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gospel_of_John_Chapter_1-3_(Bible_Illustrations_by_Sweet_Media).jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário