sexta-feira, 29 de março de 2013

Anotações particulares 11

Evangelho segundo Mateus - Capítulo 11 - Sobre Jesus e João Batista
 
No início do capítulo João Batista está preso, então ele envia dois discípulos para perguntar a Jesus se ele é mesmo o messias. Cristo responde citandos os sinais que ele realizava. O propósito dos milagres de Cristo fica claro, eles eram para confirmar que Jesus realmente é o messias, para que as pessoas passassem a crer nele. Por isso entendo que os milagres não são para quem já crê, o que se confirma quando Paulo mesmo não é curado de seu espinho na carne. Para quem já crê, a graça de Deus é suficiente.
 
Jesus então passa a falar sobre João Batista, dizendo que ele era muito mais que um profeta, pois foi escolhido por Deus para anunciar a chegada de Cristo, porém o menor no reino dos céus é maior do que ele. Anunciar o Evangelho do reino dos céus é uma tarefa mais importante do que a de João Batista, pois é a única mensagem que realmente pode salvar as almas dos homens.
O mundo no geral não quer aceitar a mensagem do Evangelho, dando qualquer desculpa para rejeita-la, pois João Batista jejuava e as pessoas diziam que tem demônio, então veio Jesus comendo e bebendo e o chamavam de comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Jesus veio salvar os homens, mas também confrontar o ego das pessoas, por isso acredito que a única coisa que pode impedir alguém de se render à graça de Deus é o próprio orgulho.
Jesus passa então a falar das cidades nas quais operou sinais e milagres, mas as pessoas mesmo assim não creram. Olhem como a justiça de Deus é inquestionável, pois Jesus diz que cidades extremamente pecadoras (Tiro, Sidom, Sodoma) serão julgadas com menos rigor do que essas cidades que viram os milagres, pois aquelas não tiveram a oportunidade de conhecer o poder de Deus ou a mensagem do Evangelho. Muitas pessoas pedem um sinal a Deus para que possam crer, mas ai daqueles a quem Deus envia um sinal e mesmo assim a pessoa não crê.
Deus ocultou todas estas coisas dos sábios e entendidos, e as revelou aos pequeninos. Só se pode conhecer o Pai e o Filho se isso lhe for revelado. Busquemos então a Cristo estando cansados e oprimidos e ele nos aliviará, pois é manso e humilde de coração, encontremos descanso para nossas almas, pois é suave o jugo e leve o fardo de quem vive em Cristo. Graças a Deus, Pai de nosso Senhor e Salvador. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário