sábado, 5 de janeiro de 2013

Reflexões sobre a ciência

O que é ciência e qual seu escopo?

Gostaria de falar um pouco sobre ciência, e acredito que isso leve mais do que um post, mas será algo espontâneo e quero que seja assim, portanto não sei dizer quantos posts vou escrever sobre esse assunto.

Inicialmente eu gostaria de dizer que me interesso muito por ciências, no colegial as matérias de física, química e biologia eram minhas preferidas, e sou estudante de Engenharia Elétrica. Portanto não sou um cientista, mas uma pessoa que gosta e acompanha as descobertas científicas. Lembrando também que Charles Darwin era teólogo e hoje é considerado um grande cientista, acredito que um leigo como eu também pode falar sobre ciência.

Mas afinal, o que é Ciência? Ou o que quero dizer por Ciência?

Acredito que o conceito que tenho de o que é ciência veio do que os melhores professores que tive me ensinaram. A ciência seria uma tentativa do homem de modelar os eventos da natureza, de forma que sejam buscados os modelos que melhor se aproximam do evento em si. Dessa forma a ciência não é a busca da Verdade ou mesmo de alguma verdade, mas de teorias e equações que mostram um poder de previsão para algum evento, ou a melhor explicação para um fato. Acho que esse conceito, aceito por muitos cientistas, desmitifica muito a ideia de que a ciência são revelações da Verdade, ou descrições exatas da realidade. 

A partir desse conceito, podemos encontrar qual é o escopo da ciência, ou seja, quais assuntos fazem parte de sua investigação. A ciência busca entender os eventos da natureza, em termos físicos, químicos, biológicos e a interação destes. Dessa forma, a ciência nos tem muito a dizer sobre os astros, ondas eletromagnéticas, elementos químicos que formam a natureza, funcionamento biológico e bioquímico dos organismos, etc.. A ciência tem pouco ou nada a dizer sobre beleza, sentimento, moral, espiritualidade, propósito , etc..

Um problema grande a meu ver é quando a ciência quer opinar sobre assuntos fora de seu escopo, por exemplo tentando reduzir coisas que fogem à ciência, ao funcionamento de seus elementos básicos. É como tentar explicar o conteúdo de um livro usando as propriedades do papel e da tinta. Obviamente isso seria um fracasso. 

A ciência é uma ótima forma de se conquistar conhecimento mas não é a única, também ela depende de uma base de conhecimentos prévios. Mas deixo esse assunto para ser tratado no próximo post.

Abraços a todos! Paz e graça estejam sobre vocês!

Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Filamento_incandescente_de_una_bombilla.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário