sábado, 8 de dezembro de 2012

Anotações particulares 4


Evangelho segundo Mateus, capítulo 4 – Cristo é tentado e inicia seu ministério
O capítulo inicia dizendo que o Espirito de Deus conduziu Jesus ao deserto para ser tentado, isso pode parecer estranho, mas novamente é para que seja cumprida toda justiça em Cristo. Pois de que valeria dizer que Cristo era sem pecado se ele também não fosse tentado?
E então Jesus é tentado três vezes pelo diabo, em três áreas diferentes que acho interessante anotar; Jesus primeiro foi tentado pelas necessidades básicas, no caso a fome; depois Jesus é tentado a forçar uma situação para receber uma promessa das Escrituras; e em terceiro lugar Jesus é tentado a receber poder e domínio caso adore o diabo.
O primeiro ponto a destacar é que Jesus respondeu a todas as tentações usando passagens das Escrituras, ou seja, ele está atestando que o Antigo Testamento é inspirado por Deus e também ele está nos ensinando uma forma eficiente de vencer as tentações. É interessante notar que o diabo também usou as Escrituras para tentar Jesus. Será que não é isso que muitos fazem por aí, usando a Bíblia e a Cristo para enganar as pessoas?
Depois de ser tentado, Jesus é servido pelos anjos e ele então se dirige a Cafarnaum para iniciar seu ministério. Lá ele começa a pregar o Evangelho do Reino, que seriam as boas novas para os judeus, anunciando a chegada do Rei que eles tanto esperavam. Ele então vê alguns pescadores, e Jesus indo até eles os chama e eles o seguem.
É isso que Jesus faz até hoje, é ele que vai atrás do pecador e o chama para fazer parte do seu reino. E se a pessoa quiser, basta seguir a Jesus. Se alguém quer seguir Jesus, não precisa com seus esforços ir até ele, ele vem até você; não precisa se purificar antes de segui-lo, pois é ele que o purifica; não precisa se justificar para poder seguir Jesus, é ele que o justifica. Cristo está pronto a receber o pecador arrependido.
A este Cristo, o Filho de Deus, seja dada toda glória, honra, majestade e domínio eternamente. Amém.
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Immenraet_Temptation_of_Christ.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário