sábado, 24 de novembro de 2012

Será que você quer mesmo justiça?

Uma das objeções que sempre ouço em relação ao Evangelho da Graça é a de que não seria justo, afinal se uma pessoa passa a vida toda matando, roubando, estuprando e etc., e essa pessoa em algum momento da sua vida passar a crer em Cristo, ela iria para o céu. A impressão que dá é a de que não existe nenhuma espécie de justiça cósmica, onde as pessoas paguem pelos seus erros, já que a salvação é gratuita por meio da fé, e muitas pessoas se sentiriam injustiçados se a salvação for realmente dessa forma. Mas será que você quer mesmo justiça?

Eu vou propor então um novo modelo de justiça, tentando ser o mais justo possível, e vamos ver o que aconteceria. Imagina que num país fictício a justiça fosse da seguinte forma; todo erro que você cometer você é obrigado a pagar por ele, dessa forma provavelmente se alguém cometer um furto, justo seria que seus bens também fossem “furtados”, confiscados de alguma forma; se uma pessoa cometer um assassinato, justo seria que essa pessoa morresse; aquele que estuprasse poderia ter seu pênis retirado. Até aqui parece que seria boa essa justiça, mas vamos continuar. Se alguém cometer adultério perderia o cônjuge e todos os seus bens; a pessoa que mentir deveria ter a língua cortada fora; e quem agredisse outra pessoa seria açoitado e espancado. Agora está ficando meio estranho, mas a ideia não é ser justo? Erro é erro e deve ser punido, mas vamos ver aonde isso vai dar. Se a pessoa olhar com cobiça para a mulher de outro deveria ter os olhos arrancados; aquele que julgar pela aparência deveria ser desfigurado; e a pessoa desejar dentro de si que algo de ruim aconteça para outros? Deveria ter o cérebro tirado?

Parece que a justiça plena se tornou impraticável, afinal quem nunca olhou e desejou alguém? Ou quem nunca pensou mal de outra pessoa? Quem nunca mentiu? A gente às vezes não se dá conta, mas essas coisas também são erradas, e se é pra ser justo todo mundo seria punido. Mas justiça é justiça, e ela deve ser executada, não é mesmo?

Agora com essa nova consciência, a de que todos são merecedores de condenação, o Evangelho da Graça se torna totalmente atraente, afinal o Deus revelado na bíblia é o Deus que justifica o ímpio (Rm 4:5), e Jesus, Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2Co 5:21), De maneira que a lei nos serviu de aio [babá], para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados (Gál 3:24), Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Rom 3:24).

Será que você quer mesmo justiça?
Eu quero graça!

Em Cristo Jesus nosso Salvador, graça e paz a todos!

Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:JudgesTools.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário