sábado, 20 de abril de 2013

Opiniões e respeito



Uma coisa que tenho aprendido nos últimos anos é não me chocar com as opiniões contrárias às minhas, não ficar revoltado e querer impor minhas opiniões, e também não julgar a pessoas como ignorante, retrograda, preconceituosa e etc.

Pelo contrario, tenho gostado de ouvir e conhecer todo tipo de opinião, gosto quando as pessoas argumentam e demonstram os motivos de suas opiniões. E assim eu sempre estou revendo as minhas próprias opiniões, se eu realmente perceber que estou errado eu mudo, não como um  maria-vai-com-as-outras, mas como alguém que quer aprender, crescer, amadurecer e aprender mais ainda.

E quem me conhece sabe que também estou sempre argumentando e defendendo minhas opiniões, mas não para convencer ninguém, muito menos constranger alguém, mas buscando essa troca de experiências, conhecimento, reflexões. Acabo entrando, ou até gerando, debates acalorados por causa desse meu jeito, mas se engana quem pensa que estou querendo "pregar" minhas crenças. Minha vontade é apenas gerar essa reflexão em mim e nas pessoas, pois quando alguém argumenta e defende suas opiniões, para isso ela teve que passar por uma auto-reflexão e buscar se realmente ela sabe o motivo de ter tais opiniões. E eu também faço o mesmo.

Eu acho que política, religião, futebol, ou seja lá o que for, se discute sim. Mas somente com esse propósito de gerar reflexões, aprender, compartilhar. Mesmo quando a questão é uma crença ou fé, acredito que o debate possa ser positivo, havendo obviamente respeito de todas as partes, afinal todo mundo tem crenças e a pessoa que diz que não tem talvez esteja precisando dessa auto-reflexão. Eu acho que não existe o mundo utópico do pleno empirismo.

Respeitar não é concordar, mas discordar não é ofender. É possível tratar com respeito mesmo discordando, ninguém deve ser mal tratado por ter a opinião que for, ou por estar enganada. Conhecimento usado para constranger é como um avião usado para fazer guerra. Que esse avião esteja sempre cheio de pessoas de diferentes lugares, opiniões, crenças, e todos em amor e respeito um pelo outro. As pessoas são únicas, suas experiências são totalmente particulares. Ninguém sabe o que o outro vive, pensa, sofre ou sofreu, como ele foi educado, ou tudo que já passou para chegar a ter tal opinião. Por isso não podemos julgar pela aparência.

Eu desejo que todos se amem, se respeitem, não se ofendam nem se machuquem, que troquem experiências, riem e chorem juntos, e que cada um seja o apoio para o outro subir e não o buraco para o outro cair. Como meu amado amigo Alê Lima disse “Não estamos sozinhos e temos que dividir nosso planetinha em 7 bilhões de partes iguais.”

Um grande abraço a todos!

Fonte da Imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hands_of_love.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário