sábado, 22 de dezembro de 2012

Anotações Particulares 5

Evangelho segundo Mateus - Capítulo 5 - Sermão no monte.

Este capítulo se inicia com Jesus falando as famosas “bem-aventuranças” e o que eu acho interessante é que logo de cara Jesus ensina algumas coisas opostas ao que muita religião por aí ensina. Por exemplo, Cristo diz que é bom ser pobre de espírito, o que significa não desejar riquezas, vitória financeira, não ostentar, ou seja, ser humilde e desapegado aos bens materiais como Ele próprio foi. E depois ele segue ensinando valores opostos às coisas que o mundo dá valor, o que é de extrema importância para se conhecer o caráter de Cristo, que é chave para o entendimento tanto da bíblia quanto de tudo que se vê no mundo.

Então Jesus fala sobre sermos sal da terra e eu acho isso um pouco difícil de entender. Mas sei que o sal em sua utilidade deve ser misturado com o restante da comida, para então salgar toda comida e deixa-la agradável ao paladar. Assim como o cristão não deve se isolar do mundo, mas conviver com todo tipo de pessoa, para que essa pessoa também receba desse sal.

Jesus fala também sobre sermos luz do mundo e a luz serve para afastar as trevas, mostrar o caminho por onde se deve andar. Mas a luz também tem outra característica interessante, pois quando está escuro não sabemos o que está sujo e o que está limpo, mas quando iluminamos o ambiente aí a sujeira aparece. É assim que deve ser um cristão diante do pecado, onde a presença do cristão expõe o pecado que existe nas pessoas,e isso é muito importante pois o primeiro passo para uma conversão genuína é a consciência do pecado. Por isso o cristão não deve esconder sua fé, mas coloca-la num ponto alto onde possa iluminar muitas pessoas.

Agora Jesus diz que não veio cancelar a lei, mas cumpri-la, e diz também que nada se omitirá da lei que não seja cumprido. Isso é maravilhoso, pois aqui ele deixa claro que ele veio cumprir a lei e não falhará em cumpri-la! O que faz dele justo diante de Deus, e todo judeu na época de Jesus conhecia bem as palavras das escrituras que diziam “E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos [a lei], os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.”, sendo Jesus o único que cumpriu toda a lei, também é aquele que ressussitou  e hoje vive! Cristo diz então que aquele que cumprir os mandamentos e os ensinar, eu seja, ele mesmo, será chamado grande no reino dos céus.

Cristo agora vai nos mostrar o quanto o homem é incapaz de ser bom. Ele diz que aquele que se ira contra alguém é igual a um homicida, diz também que é mais importante estar em paz com as pessoas do que ser religioso, ele fala que aquele que olha com cobiça para uma mulher é um adúltero, e quem se divorcia faz que a pessoas seja adúltera. Jesus também diz para não fazer juramento, mas ser responsável pelo que fala, diz que não devemos ser vingativos, não devemos resistir ao ladrão, mas dar a ele tudo que ele quiser, nem fugir do que pede emprestado, e também devemos amar nossos inimigos e desejar o bem deles. Ou seja, devemos ser perfeitos para sermos aceitos diante de Deus.

Bom, pelo jeito está todo mundo perdido então, afinal ninguém é perfeito. É isso que torna mais importante o parágrafo anterior, pois sendo Cristo perfeito diante de Deus, se ofereceu a si mesmo como sacrifício a Deus para pagamento dos nossos pecados, sendo que pela fé temos o perdão de Deus. A este Deus, e a seu Filho Jesus, sejam dadas glória, honra e louvor pelos séculos dos séculos. Amém.

Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bental.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário