sábado, 19 de janeiro de 2013

Anotações Particulares 7

Evangelho segundo Mateus - capítulo 7 - Sermão no monte (final)
 
O capítulo se inicia com a famosa declaração de Jesus "Não julgueis, para que não sejais julgados". Muitos esquecem a continuação e acabam não entendendo o que Cristo quer dizer. Ele está dizendo para não julgarmos pela aparência, pelo status social, cor da pele, ou seja, julgar injustamente. Porque se julgarmos injustamente, seremos julgados da mesma maneira. O julgar com justiça é algo extremamente recomendável, afinal Deus não tem parte com injustiça, Ele é justo.
 
Então Ele fala sobre o cisco e a trave nos olhos, o que tem tudo a ver com a parte anterior, pois julgamos os mínimos erros das pessoas, mas ignoramos nossos grandes erros. Pura hipocrisia. Busquemos conhecimento e amadurecimento em nossas vidas com Cristo, sem tentar transformar os irmãos na força. Quando aperfeiçoamos em nós o amor, este por si só constrange as pessoas de seus erros. O que tem também tudo a ver com o próximo ensinamento, sobre dar pérolas aos porcos. Devemos dar o que temos de melhor a quem esteja querendo e preparado para receber. Se tentar dar sabedoria ao um tolo, você terá arranjado um inimigo.
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á". Que promessa maravilhosa que Cristo nos deu! Todos que realmente desejam conhecer a Deus conhecerão, o que buscar encontrará, o que pedir receberá, e o que bater na porta ela se abrirá. Deus não rejeitará ninguém que realmente quer estar com Ele. Sendo nós maus, sabemos dar boas coisas, quanto mais Deus que é plenamente bom! Busquemos então dar aos outros o que gostaríamos de receber, pois assim se cumpre a lei e os profetas, ou seja, todas as "regras" de Deus é que amemos uns aos outros, o que está fora disso não vem de Deus.
Muitos dizem por aí falar em nome de Deus, de deuses, das energias místicas, etc. Portanto há praticamente infinitos caminhos a se seguir, mas apenas um leva a Deus, e este caminho é Jesus Cristo. Não é nenhum homem, religião, ritual, prática religiosa. Apenas Jesus é o caminho da vida. Por isso Ele diz que o caminho é estreito. Devemos, pois, nos acautelar dos falsos mestres por aí. Aquele que diz ter o Pai (Deus), mas nega o Filho (Jesus), na verdade não tem o Pai. E nem todo que professa o Filho está no Filho. Muitos usam o nome de Cristo pra atrair pessoas para si. Estes professam Cristo, mas nem conhecem Cristo.
Por fim, todo aquele que escuta as palavras de Jesus e as aplica, está seguro como casa edificada na rocha. Mas todo aquele que as ouve e não as pratica, não está seguro, qualquer ventinho ou chuvinha o derruba. Permaneçamos firmes na fé e amor de Cristo, seguros de nossa salvação.
Graças a Deus por nos enviar seu único Filho, abrindo as portas do céu para todo aquele que crê. Glória e louvor a este Deus maravilhoso, amém.
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Holy_bible.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário