sábado, 26 de janeiro de 2013

Anotações particulare 8

Evangelho segundo Mateus, capítulo 8 - Algumas curas

O capítulo inicia com um leproso indo a Jesus pedir para ser curado. O texto conta que este homem adorou Jesus antes de fazer o pedido. Ele reconhecia que ali estava Deus encarnado, afinal todo judeu sabe muito bem que o único digno de adoração é Deus. Cristo então, tocando-o, diz "sê limpo" e o homem foi curado. É interessante que Jesus inicie seu ministério de cura retirando a lepra de um homem, pois a lepra é um símbolo para pecado na bíblia, e realmente o propósito da obra de Cristo é nos curar do pecado que existe em cada um de nós. Jesus então diz para o ex-leproso se apresentar ao sacerdote e fazer a oferta, como manda a lei judaica.

A próxima cura Ele realiza à distância, a pedido de um centurião romano, demonstrando poder e autoridade. Cristo se surpreende com a fé do centurião e diz que viriam muitos de todas as nações se assentarem com Abraão, Isaque e Jacó. Deus está chamando todas as pessoas para estar em comunhão com ele, e a fé é o único requisito.

O texto conta que muitos enfermos foram levados a Jesus e ele curou TODOS os enfermos. Diferente de muitos por aí que dizem curar em nome de Jesus, que tem diante de si uma congregação enorme de enfermos, mas apenas um ou outro são "curados". É preciso ter em mente que tudo que Deus faz tem um propósito, as curas e milagres que Jesus realizou durante seu ministério aqui na terra tinham o propósito de demonstrar suas credenciais, para que todos crescem ou pelo menos ficassem indesculpáveis por não crer. Hoje em dia não devemos procurar Cristo apenas para curar nosso câncer, gripe ou olho de peixe, isso seria um motivo mesquinho. Buscamos Cristo porque ele nos buscou, nos amou, deu a sua vida por nós e quer que vivamos a vida eterna com ele em uma grande família.

Jesus e seus discípulos então pegam um barco e vão à província dos gadarenos, mas no percurso são pegos por uma tempestade. Jesus repreende o mar e os ventos, encerrando a tempestade. Já em terra, vieram ao encontro de Jesus dois endemoninhados, que incomodavam a região. Eles reconhecem Jesus como Filho de Deus. Afinal o diabo sabe muito bem quem Jesus é. Então Cristo expulsa os demônios, livrando aqueles dois homens. O povo da região, em vez de ficarem gratos, pediu que Cristo se retirasse da cidade. É isso que o homem normalmente quer, que Jesus vá para longe, afinal quando se está diante da santidade, todos nossos defeitos são ressaltados. Mas Jesus não veio nos condenar por nossos defeitos, mas nos perdoar e nos dar uma nova vida.

A este Jesus, Senhor meu e Deus meu, seja toda adoração, honra e poder, amém.

Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Backhuysen,_Ludolf_-_Christ_in_the_Storm_on_the_Sea_of_Galilee_-_1695.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário