sábado, 26 de janeiro de 2013

Anotações particulare 8

Evangelho segundo Mateus, capítulo 8 - Algumas curas

O capítulo inicia com um leproso indo a Jesus pedir para ser curado. O texto conta que este homem adorou Jesus antes de fazer o pedido. Ele reconhecia que ali estava Deus encarnado, afinal todo judeu sabe muito bem que o único digno de adoração é Deus. Cristo então, tocando-o, diz "sê limpo" e o homem foi curado. É interessante que Jesus inicie seu ministério de cura retirando a lepra de um homem, pois a lepra é um símbolo para pecado na bíblia, e realmente o propósito da obra de Cristo é nos curar do pecado que existe em cada um de nós. Jesus então diz para o ex-leproso se apresentar ao sacerdote e fazer a oferta, como manda a lei judaica.

A próxima cura Ele realiza à distância, a pedido de um centurião romano, demonstrando poder e autoridade. Cristo se surpreende com a fé do centurião e diz que viriam muitos de todas as nações se assentarem com Abraão, Isaque e Jacó. Deus está chamando todas as pessoas para estar em comunhão com ele, e a fé é o único requisito.

O texto conta que muitos enfermos foram levados a Jesus e ele curou TODOS os enfermos. Diferente de muitos por aí que dizem curar em nome de Jesus, que tem diante de si uma congregação enorme de enfermos, mas apenas um ou outro são "curados". É preciso ter em mente que tudo que Deus faz tem um propósito, as curas e milagres que Jesus realizou durante seu ministério aqui na terra tinham o propósito de demonstrar suas credenciais, para que todos crescem ou pelo menos ficassem indesculpáveis por não crer. Hoje em dia não devemos procurar Cristo apenas para curar nosso câncer, gripe ou olho de peixe, isso seria um motivo mesquinho. Buscamos Cristo porque ele nos buscou, nos amou, deu a sua vida por nós e quer que vivamos a vida eterna com ele em uma grande família.

Jesus e seus discípulos então pegam um barco e vão à província dos gadarenos, mas no percurso são pegos por uma tempestade. Jesus repreende o mar e os ventos, encerrando a tempestade. Já em terra, vieram ao encontro de Jesus dois endemoninhados, que incomodavam a região. Eles reconhecem Jesus como Filho de Deus. Afinal o diabo sabe muito bem quem Jesus é. Então Cristo expulsa os demônios, livrando aqueles dois homens. O povo da região, em vez de ficarem gratos, pediu que Cristo se retirasse da cidade. É isso que o homem normalmente quer, que Jesus vá para longe, afinal quando se está diante da santidade, todos nossos defeitos são ressaltados. Mas Jesus não veio nos condenar por nossos defeitos, mas nos perdoar e nos dar uma nova vida.

A este Jesus, Senhor meu e Deus meu, seja toda adoração, honra e poder, amém.

Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Backhuysen,_Ludolf_-_Christ_in_the_Storm_on_the_Sea_of_Galilee_-_1695.jpg

sábado, 19 de janeiro de 2013

Anotações Particulares 7

Evangelho segundo Mateus - capítulo 7 - Sermão no monte (final)
 
O capítulo se inicia com a famosa declaração de Jesus "Não julgueis, para que não sejais julgados". Muitos esquecem a continuação e acabam não entendendo o que Cristo quer dizer. Ele está dizendo para não julgarmos pela aparência, pelo status social, cor da pele, ou seja, julgar injustamente. Porque se julgarmos injustamente, seremos julgados da mesma maneira. O julgar com justiça é algo extremamente recomendável, afinal Deus não tem parte com injustiça, Ele é justo.
 
Então Ele fala sobre o cisco e a trave nos olhos, o que tem tudo a ver com a parte anterior, pois julgamos os mínimos erros das pessoas, mas ignoramos nossos grandes erros. Pura hipocrisia. Busquemos conhecimento e amadurecimento em nossas vidas com Cristo, sem tentar transformar os irmãos na força. Quando aperfeiçoamos em nós o amor, este por si só constrange as pessoas de seus erros. O que tem também tudo a ver com o próximo ensinamento, sobre dar pérolas aos porcos. Devemos dar o que temos de melhor a quem esteja querendo e preparado para receber. Se tentar dar sabedoria ao um tolo, você terá arranjado um inimigo.
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á". Que promessa maravilhosa que Cristo nos deu! Todos que realmente desejam conhecer a Deus conhecerão, o que buscar encontrará, o que pedir receberá, e o que bater na porta ela se abrirá. Deus não rejeitará ninguém que realmente quer estar com Ele. Sendo nós maus, sabemos dar boas coisas, quanto mais Deus que é plenamente bom! Busquemos então dar aos outros o que gostaríamos de receber, pois assim se cumpre a lei e os profetas, ou seja, todas as "regras" de Deus é que amemos uns aos outros, o que está fora disso não vem de Deus.
Muitos dizem por aí falar em nome de Deus, de deuses, das energias místicas, etc. Portanto há praticamente infinitos caminhos a se seguir, mas apenas um leva a Deus, e este caminho é Jesus Cristo. Não é nenhum homem, religião, ritual, prática religiosa. Apenas Jesus é o caminho da vida. Por isso Ele diz que o caminho é estreito. Devemos, pois, nos acautelar dos falsos mestres por aí. Aquele que diz ter o Pai (Deus), mas nega o Filho (Jesus), na verdade não tem o Pai. E nem todo que professa o Filho está no Filho. Muitos usam o nome de Cristo pra atrair pessoas para si. Estes professam Cristo, mas nem conhecem Cristo.
Por fim, todo aquele que escuta as palavras de Jesus e as aplica, está seguro como casa edificada na rocha. Mas todo aquele que as ouve e não as pratica, não está seguro, qualquer ventinho ou chuvinha o derruba. Permaneçamos firmes na fé e amor de Cristo, seguros de nossa salvação.
Graças a Deus por nos enviar seu único Filho, abrindo as portas do céu para todo aquele que crê. Glória e louvor a este Deus maravilhoso, amém.
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Holy_bible.jpg

domingo, 13 de janeiro de 2013

Fazer o que? Isto é evolução Baby!

Eu estou à frente, eu sou o homem
Eu sou o primeiro mamífero a vestir calças, yeah
Eu estou em paz com minha luxúria
Eu posso matar porque em deus eu confio, yeah
Isto é evolução, baby

Eu sou uma besta, eu sou o homem
Tinha ações no dia em que a bolsa quebrou, yeah
Eu sou um caminhão, à solta
Todas as colinas rolando, eu as achatarei, yeah
Isto é comportamento em rebanho, uh huh
Isto é evolução, baby

Me admire, admire minha casa
Admire meu filho, ele é meu clone
Yeah, yeah, yeah, yeah
Esta terra é minha, esta terra é livre
Eu farei o que quiser embora irresponsavelmente
Isto é evolução, baby

Eu sou um ladrão, eu sou um mentiroso
Aqui é minha igreja
Eu canto no coro (interlúdio do coro: aleluia)
Aleluia, aleluia

Me admire, admire minha casa
Admire minha canção, admire minhas roupas
Pois nós conhecemos o apetite para um banquete noturno,
Esses índios ignorantes não tem nada comigo
Nada, por quê?
Porque: isto é evolução, baby!

Eu estou à frente, eu sou desenvolvido
Eu sou o primeiro mamífero a fazer planos
Eu rastejei na terra, agora estou mais alto
2010, assista isto ir para o fogo!
Isto é evolução, baby (2x)
Faça a evolução
Vamos, vamos, vamos...
 
Música "Do the Evolution" da banda Pearl Jam. Tradução retirada do site Vagalume, link abaixo, com algumas modificações.

Fonte da Imagem: http://www.humordarwinista.com/2010/10/capitalismo-matriz-logica-do-darwinismo_24.html
Link: http://www.vagalume.com.br/pearl-jam/do-the-evolution-traducao.html#ixzz2Hqcb5JLz

sábado, 5 de janeiro de 2013

Reflexões sobre a ciência

O que é ciência e qual seu escopo?

Gostaria de falar um pouco sobre ciência, e acredito que isso leve mais do que um post, mas será algo espontâneo e quero que seja assim, portanto não sei dizer quantos posts vou escrever sobre esse assunto.

Inicialmente eu gostaria de dizer que me interesso muito por ciências, no colegial as matérias de física, química e biologia eram minhas preferidas, e sou estudante de Engenharia Elétrica. Portanto não sou um cientista, mas uma pessoa que gosta e acompanha as descobertas científicas. Lembrando também que Charles Darwin era teólogo e hoje é considerado um grande cientista, acredito que um leigo como eu também pode falar sobre ciência.

Mas afinal, o que é Ciência? Ou o que quero dizer por Ciência?

Acredito que o conceito que tenho de o que é ciência veio do que os melhores professores que tive me ensinaram. A ciência seria uma tentativa do homem de modelar os eventos da natureza, de forma que sejam buscados os modelos que melhor se aproximam do evento em si. Dessa forma a ciência não é a busca da Verdade ou mesmo de alguma verdade, mas de teorias e equações que mostram um poder de previsão para algum evento, ou a melhor explicação para um fato. Acho que esse conceito, aceito por muitos cientistas, desmitifica muito a ideia de que a ciência são revelações da Verdade, ou descrições exatas da realidade. 

A partir desse conceito, podemos encontrar qual é o escopo da ciência, ou seja, quais assuntos fazem parte de sua investigação. A ciência busca entender os eventos da natureza, em termos físicos, químicos, biológicos e a interação destes. Dessa forma, a ciência nos tem muito a dizer sobre os astros, ondas eletromagnéticas, elementos químicos que formam a natureza, funcionamento biológico e bioquímico dos organismos, etc.. A ciência tem pouco ou nada a dizer sobre beleza, sentimento, moral, espiritualidade, propósito , etc..

Um problema grande a meu ver é quando a ciência quer opinar sobre assuntos fora de seu escopo, por exemplo tentando reduzir coisas que fogem à ciência, ao funcionamento de seus elementos básicos. É como tentar explicar o conteúdo de um livro usando as propriedades do papel e da tinta. Obviamente isso seria um fracasso. 

A ciência é uma ótima forma de se conquistar conhecimento mas não é a única, também ela depende de uma base de conhecimentos prévios. Mas deixo esse assunto para ser tratado no próximo post.

Abraços a todos! Paz e graça estejam sobre vocês!

Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Filamento_incandescente_de_una_bombilla.jpg