sábado, 2 de março de 2013

Anotações Particulares 10

Evangelho segundo Mateus, capítulo 10 - Jesus envia seus discípulos

O capítulo inicia com Jesus dando poder aos doze discípulos, para eles expulsarem demônios e curarem doenças. Note que o texto deixa bem claro que quem recebeu esse poder foram os 12, e com um propósito bem específico que falarei daqui a pouco. Ninguém pode usar esse texto como base para pregar poder de cura e de expulsar demônios a todos cristãos.
 
Jesus então diz para eles não irem às cidades dos gentios ou samaritanos, mas apenas aos Israelitas. E está aqui o propósito que falei no parágrafo anterior. Paulo na carta aos coríntios fala "Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria". O povo judeu pediria sinais como prova de que são enviados de Deus, então Jesus deu poder aos discípulos fazerem alguns sinais. E aqui Ele diz algo lindo e muito importante: "de graça recebestes, de graça dai". Pois os discípulos não mereciam o que receberam, mas receberam de graça. Jesus ainda diz para eles não possuir dinheiro, nem objetos a mais, então se alguém quer usar esse texto como base para realizar curas, expulsar demônios, devia também não possuir nenhum bem material nem dinheiro. Não é o que se vê por aí.
 
Cristo diz também que se mesmo com todo esse poder e esses sinais eles não fossem recebidos pelos judeus, o juízo desses seria maior do que o de Sodoma e Gomorra. Pois estas cidades não tiveram a oportunidade de conhecer Deus com tantas evidências e sinais. Deus é justo e não vai cobrar das pessoas algo que elas não poderiam saber. Então Jesus diz que os discípulos seriam perseguidos por seus irmãos e parentes, os próprios judeus, por causa do Evangelho. Afinal, se chamam o próprio Cristo de Belzebu, imagina o que fariam com os discípulos.
 
Por isso não devemos temer os que podem matar o corpo e não a alma, os homens, mas devemos temer aquele que pode matar tanto o corpo quanto a alma, que é Deus. E assim confiar em Deus também, afinal nada acontece sem a vontade do Pai, Ele conhece cada fio de cabelo que temos. Não nos envergonhemos de Cristo, mas confessemos que somos cristãos diante dos homens, mesmo que isso seja um suicídio social ou motivo de perseguição. Quem faz questão de ter uma vida bacana diante dos homens, desperdiça a vida, mas quem abrir mão de viver como o mundo ensina buscando viver o que Cristo ensina, esse receberá vida.
 
A Deus e Pai de Cristo, fonte da vida, sejam todo meu amor, adoração e a minha vida, amém.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário