sábado, 17 de novembro de 2012

Anotações particulares 2

Anotações sobre o capítulo 2 do Evangelho segundo Mateus - Os reis magos e a fuga para o Egito

A primeira coisa que me chama a atenção neste capítulo é que não diz em nenhum lugar que eram três reis magos, apenas diz que uns magos (no sentido de sábios) vieram do oriente. Nos outros evangelhos também não é falado que eles eram três pessoas.
Outra coisa interessante é a noção de como as profecias messiânicas judaicas eram conhecidas entre outros povos. Os judeus foram feitos servos de muitos povos no passado antes de Cristo, e levados em cativeiro muitas vezes. Certamente os verdadeiros profetas e os servos do Senhor propagavam a mensagem messiânica aos povos, e muitos creram.
É interessante que a primeira coisa que os reis magos fizeram ao encontrar Jesus foi adorá-lo, algo que apenas Deus pode receber. E não podemos dizer que eles adoraram Jesus contra a vontade de Deus, afinal o próprio Deus os avisou do lugar do nascimento de Cristo, e também disse a eles que não voltassem pelo caminho que vieram, para junto de Herodes. Sendo assim, Cristo é Deus e digno de nossa adoração. 
Herodes, quando percebeu que os reis magos não voltariam, mandou matar os meninos de até dois anos. Isso mostra que a noção comum de presépio de natal está equivocada, afinal Jesus já tinha uns dois anos quando os reis magos chegaram a Belém, que foi o tempo que eles levaram para vir do oriente.
Outro detalhe que chama a atenção neste capítulo é a quantidade de profecias cumpridas nesses acontecimentos:
1)o nascimento do Cristo em Belém de Judá;
2)a viagem de Jesus do Egito à Israel;
3)a lamentação pelos meninos mortos;
4)Cristo sendo chamado Nazareno. 
Esse detalhe é importante pois mostra que realmente Deus anunciou a vinda de Cristo pelas vozes dos profetas, e que Ele sabe desde o principio todas as coisas que iam e vão acontecer. Ele é o Deus todo poderoso, rico em sabedoria, bom, misericordioso e justo. A este Deus seja dada toda glória, honra e louvor eternamente. Amém.

Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gospel_of_Matthew_Chapter_2-2_(Bible_Illustrations_by_Sweet_Media).jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário